domingo, 27 de abril de 2014

Projeto Saber Cuidar 8º Ano A

Título: Meio Ambiente: Saber Cuidar

ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Assim, a apresentação será no sentido da realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos realizados pelos alunos.
E todos os trabalhos deverão ter uma formatação adequada, capricho e um LAY-OUT que chame a atenção dos visitantes, nesse sentida originalidade e criatividade serão super importantes.

PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO:
• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental). 
• Pesquisa fotográfica. 
• Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental.
• Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).
• Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto. 
• Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc... 
• Confecção de cartazes, murais. 
• Montagem de maquetes;
• Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental. 

DESENVOLVIMENTO
A turma será dividida em grupos onde, cada grupo ficará responsável de fazer uma pesquisa sobre o tema proposto: Meio Ambiente.
Nos dias marcados cada grupo trará seu material de pesquisa para ser confeccionado o mural que era produzido conforme orientação da professora. Os subtemas de cada grupo serão diferentes e serão escolhidos e/ou sorteados na sala.
No dia da culminância, isto é, da exposição cada grupo ficará responsável pela organização de seu trabalho e por seu material de exposição. O grupo que for utilizar material multimídia deverá reservar com antecedência na secretaria da escola.
As pesquisas poderão conter:
* Material escrito: textos informativos (jornais, revistas, livros ou internet);
* Material impresso: ilustrações e fotos;
* Material gravado: músicas e/ou documentários.

SUBTEMAS
1. Ambiente natural.
–– Os seres vivos e os fatores não vivos do ambiente.
–– Tipos de ambiente e especificidade: caracterização, localização geográfica, biodiversidade, proteção e conservação dos ecossistemas brasileiros.
–– Existência do ar, da água e do solo e a dependência dos seres vivos.
2. Ambiente construído.
–– A ocupação desordenada dos espaços urbanos e suas consequências.
–– O uso dos recursos naturais.
3. Diversidade da vida animal, diversidade de plantas e Os fungos.
4. Ciência, tecnologia e a subsistência dos seres vivos.
–– Recuperação de ambientes aquáticos, aéreos e terrestres degradados, visando ao retorno da diversidade de vida nesses locais.
–– Ambientes artificialmente construídos e controlados para manutenção da vida humana e de outros seres vivos, animais e vegetais.
5. Os resíduos da tecnologia.
–– Como agem os principais poluentes químicos do ambiente
–– Tratamento, controle e qualidade da água para diversas finalidades.
–– Ações individuais e coletivas para prevenção de doenças causadas por poluentes do ar, das águas e do solo.
6. Energia: fontes, obtenção, usos e propriedades e materiais como fonte de energia.
–– Produção de energia elétrica: impactos ambientais e sustentabilidade.
–– Transportes e diferentes consumos de energia.
7. Problemas ambientais contemporâneos.
–– As contradições entre conservação ambiental, uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e extrativismo.
–– Tecnologias ambientais para a sustentabilidade ambiental.
–– As conferências internacionais e os compromissos e propostas para recuperação dos ambientes brasileiros.
8. A origem do ser humano e a evolução cultural.

–– Impactos da transformação do ambiente e da adaptação das espécies animais e vegetais aos interesses da espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário