Exercício
1. Identifique, nas orações
abaixo, o sujeito e seu núcleo e classifique-o:
a) A menina distraída perdeu
o anel.
Sujeito ___________:
________________________
Núcleo do sujeito:
___________________________
b) O cachorro barulhento e o
papagaio tagarela chamam a atenção.
Sujeito ___________ :
_____________________
Núcleo do
sujeito:________________________________________
c) Os alunos deram um duro na
prova.
Sujeito ____________ :
______________
Núcleo do sujeito:
_________________________________________
d) O motorista novo errou o
caminho.
Sujeito ______________:
__________________
Núcleo do sujeito:
____________________________
2. Retire da frase o que se
pede entre parênteses:
a) Helena defendeu Henrique.
(sujeito)
b) O velho pátio estava
vazio. (núcleo do sujeito)
c) Minha joia desapareceu.
(predicado)
d) Você acertou. (predicado)
3. Leia a tirinha abaixo e
responda o que se pede

No 2º quadrinho
há 3 orações:
Peixes
comem insetos
Pássaros comem
peixes
Gatos comem pássaros.
a) Identifique
o sujeito das 3 orações.
_______________________________________________________________________
b) Os
três sujeitos recebem a mesma classificação. Como se classificam os sujeitos
acima? Justifique.
_______________________________________________________________________
4. Observe
as orações abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
1.
Todos os domingos, eu e minha família vamos à
missa.
2.
Nós entregaremos os trabalhos na data marcada.
3.
Todos os livros da biblioteca passarão por uma
reforma.
( ) Na oração 3, o
predicado é passarão por uma reforma.
( ) Na oração 1, o
sujeito é composto pois apresenta 2 núcleos.
( ) Na oração 2, o
sujeito é desinencial.
( ) Na oração 2, o
sujeito é os trabalhos.
( ) Na oração 3, o
sujeito é composto e os núcleos são: livros e biblioteca.
( ) Na oração 1, o
predicado é eu e minha família.
5. Separe
o sujeito do predicado.
a)
"A pêndula do bar martelou seis horas." (Ribeiro Couto)
Sujeito:
Predicado:
b)
"Por minha vontade eu ficava ouvindo aquele menino a vida inteira."
(José J. Veiga)
Sujeito:
Predicado:
c)
"Dona Anita deu meia dúzia de beliscões no caçula..." (Carlos H. Cony)
Sujeito:
Predicado:
d)
"Genoveva não se defendia de um erro ou de um perjúrio." (Machado de
Assis)
Sujeito:
Predicado:
Textos para as questões 06 a
08
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
6 - A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.
7 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.
8 - A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário